top of page

Veganismo e Feminismo: Qual a relação?

Foto do escritor: Isabell AlcântaraIsabell Alcântara

Atualizado: 27 de mar. de 2022

O Veganismo é um estilo de vida que luta pelo fim da exploração humana sobre os animais, evitando assim quaisquer produtos de origem animal, espetáculos que o usam como entretenimento e, qualquer outro evento que contenha crueldade com os mesmos. Tendo assim relações com muitas outras causas que também lutam pela igualdade. Então, vamos agora entender a relação entre essas duas causas sociais.


Da mesma forma que as mulheres são objetificadas, os animais também são. Ambos os corpos são enxergados com algum propósito. Por exemplo, o corpo das mulheres (humanas), são vistas como fonte de prazer para os homens e para gerar vida, apenas. Já o dos animais são vistos apenas para consumo, tanto como alimento ou fonte para roupas e acessórios, além de sofrerem também com os testes para produtos, que mais tarde, nós consumiremos. Portanto, é simples entender que nos dois casos é utilizado o poder sobre os seus corpos. Além disso, o sentido da caça é bastante similar àquela que domina o argumento da violência de gênero. O ser considerado mais forte tem o direito de oprimir o mais fraco.

Catalogamos os animais como aqueles que merecem respeito e aqueles que devem nos servir, como se isso fosse apenas um destino desumano e insensível para cada um deles. Da mesma forma que também categorizamos as mulheres como aquela que é “para casar”, a que merece nosso respeito e, aquelas que não o merecem. Outra questão que deve ser considerada, é o fato que os corpos animais(não-humanos) também sofrem objetificação como a dos humanos. Estes também são submetidos à cultura do estupro, sempre visando o lucro.




“Fêmeas de inúmeras espécies suportam uma existência miserável, regada à violência e opressão, por causa de suas gestações frequentes, já que vacas e porcos ficam constantemente prenhas, enquanto galinhas são criadas para produzir uma quantidade inesgotável de ovos, o que gera esforço e sofrimento incabíveis para seus organismos, além de desencadear uma série de doenças reprodutivas. É importante que a luta contra o estupro aborde também o consumo de corpos de animais que sofrem torturas.”-Blog vegano shoes.

Quando ouvimos que alguma mulher foi assediada ou estuprada, sempre somos incentivadas a não ligar e sempre ouvimos aquela velha e conhecida frase “homens são homens”, como se causar transtornos fosse apenas o instinto dele.

Da mesma forma, quando falamos em diminuir ou eliminar a carne, sempre ouvimos, “não consigo ficar sem carne”, “bacon é vida” e outras frases, sempre deixando para lá a maneira como são torturados e massacrados por trás de todo esse processo.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por ECI Tendência.

bottom of page