O que é?
É uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções importantes, como o paladar, linguagem, atenção e orientação espacial.
Causas
Não se sabe exatamente quais são as causas. O que se sabe é que a doença se desenvolve como resultado de uma série de eventos complexos que ocorrem no interior do cérebro. A idade é o maior fator de risco para a doença. Quanto mais idade, maior o risco.
Sintomas
A doença se manifesta lentamente e vai piorando com o passar do tempo. Chama-se fases do alzheimer a piora gradual da doença, que vai do inicial ao terminal. O paciente começa com pequenos lapsos de memória até a perda total da independência.
Tratamento
Não há cura para o alzheimer. Mas há alguns medicamentos que estabilizam a doença e podem retardar o seu desenvolvimento em até 5 anos ou mais.
Prevenção
Apesar de não ter cura, algumas medidas simples ajudam a preveni-la, como:
Mexer o corpo;
Trabalhar a mente;
Manter alimentação equilibrada;
Controlar o peso.
Convivendo com o alzheimer
Quanto mais os efeitos da doença de Alzheimer avançam em seu corpo, mais o paciente tende a se afastar completamente do convívio social.
A família e a sociedade podem dar um grande apoio aos pacientes do Alzheimer. A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) é formada por familiares dos pacientes e conta com a ajuda de vários profissionais, como médicos e terapeutas.
A associação promove encontros para que as famílias troquem experiências e aprendam a cuidar e a entender a doença e seus efeitos na vida dos idosos.
Comments