Pesquisadores do Instituto Fraunhofer FKIE, na Alemanha, apresentaram um sistema inovador que utiliza drones para identificar sons de pessoas soterradas gritando por socorro ou presas em escombros em áreas de desastres. Um conjunto de microfones especiais captam ruídos distintos, utilizando vários tipos diferentes de filtros ligados a uma central de aprendizagem de máquina.
A principal responsável pelo projeto, a engenheira Macarena Varela afirma que: “Se houver um prédio sendo destruído ou uma catástrofe, como um terremoto, as pessoas podem ficar presas e as equipes de resgate precisam reagir muito rapidamente. É difícil encontrar a localização dessas vítimas, mas com os drones poderíamos ajudar a achar esses locais, detectando gritos humanos e outros ruídos com precisão”.
![](https://static.wixstatic.com/media/db87fe_77ab5981cb5e43db8f2ed6c53de02209~mv2.jpg/v1/fill/w_695,h_507,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/db87fe_77ab5981cb5e43db8f2ed6c53de02209~mv2.jpg)
A matriz com 60 microfones digitais é combinada com técnicas avançadas de processamento de dados computacionais. Os pesquisadores criaram um banco de gritos e outros sons impulsivos emitidos por pessoas que precisam chamar a atenção durante um resgate, como batidas, palmas e pisadas.
Varela ainda afirma que: “A ideia seria usar um drone e sobrevoar a área de catástrofe para detectar algum tipo de ruído. Assim que um som fosse detectado, a aeronave voaria para perto desse local e pairaria para identificar a posição exata de onde o barulho está vindo."
Comments